#saúde #health #PLB69
Chegando o Carnaval e eu não penso em outra coisa a não ser o momento em que irei acordar às 6h animado para sair de casa. Conheço muita gente que não gosta do evento, mas, para mim, são os cinco melhores dias do ano. Porém pra aproveitar a data tenho que começar a me cuidar desde já, ando indo dormir meio tarde e isso vem me fazendo muito mal.
Geralmente, me deito às 23h e acordo às 7h. Pelos cálculos, é um bom tempo de sono, mas a matemática cai por terra quando lembramos que hoje existe uma maquininha superpotente que reproduz vários vídeos de 1 minuto em menos de uma hora. E falar pra vocês, ô negócio para prender o ser humano! Eu uso muito pouco meu celular (ele é a maquininha), meu uso diário não passa de três horas durante a semana, mas uma hora e meia desse tempo é sempre no final do dia, quando estou deitado. Eu costumava ter menos empatia comigo mesmo e ia dormir às 1h para acordar às 7h. Comecei a me cuidar e fui diminuindo o horário em que ia me deitar de 30 em 30 minutos, o que é ótimo, mas estou truncado nesse horário de me deitar entre 23h e 23h20 e só conseguir dormir próximo da meia-noite.
Este ano, me desafiei a ser alguém melhor comigo mesmo. Eu costumo ter esses picos de autocuidado umas duas vezes no ano, mas este é o mais impactante dos últimos tempos. Em 2023, me desafiei a seis meses de banho gelado para ver se esses benefícios que os sites tanto falam são realmente verdade — pasmem, são. Este ano, pretendo usar esses benefícios novamente, adicionando mais coisas, como manter mais foco nas minhas corridas semanais — não muito foco, para não envelhecer cedo, mas o suficiente para me sentir realizado — e dormir mais cedo. As olheiras começaram a me assombrar há algumas semanas, e isso tem me incomodado bastante.
Hoje, em específico, foi um dia muito cansativo para mim. Espero que, no próximo semestre, eu não me matricule em nenhuma matéria que comece às 21h e termine às 23h. Prometo não ir dormir depois da meia-noite e me deitar mais cedo sempre que puder!
